quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quando queremos checar nossa saúde, normalmente temos que nos submeter a uma verdadeira maratona de exames. Laboratórios, aparelhos modernos e muito tempo e dinheiro investidos. Pensando nisso, um médico brasileiro desenvolveu uma maneira muito simples que permite verificar em apenas 10 minutos o seu condicionamento físico.
 
O método criado pelo Dr. Claudio Gil Araújo, diretor da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), no Rio de Janeiro, consiste em avaliar a performance dos pacientes ao abaixarem-se e depois ao ficarem de pé outra vez. Comprovado através de estudos científicos, o exame ficou conhecido como Teste de Sentar-Levantar (TSL) e foi aclamado pelos médicos ao redor do mundo.
 
Você quer saber a quantas anda a sua saúde? Então siga este passo-a-passo direto do conforto da sua casa!


Especialmente para pessoas idosas, ter um bom condicionamento físico está diretamente associado a possibilidade de ter uma vida mais longa. Estando fora de forma, você arrisca perder aqueles anos da sua aposentadoria que você pretendia aproveitar! Para avaliar a sua situação atual, tudo que você precisa fazer é se sentar e depois se levantar outra vez. Durante o processo, você ganhará ou perderá pontos. O placar final indicará se você anda em dia com sua saúde ou se necessita mudar de hábitos imediatamente. O movimento a ser feito é este:


1. Fique de pé em uma posição relaxada e se assegure de que nenhum móvel ou objeto está perto de você. Cruze suas pernas. No início do exercício, você tem 10 pontos: 5 por sentar-se e 5 por levantar-se. Atenção: use roupas confortáveis e tire os seus sapatos.



2. Sente-se de pernas cruzadas no chão. Não toque em nada. Seu único apoio serão seus pés e os músculos do seu bum-bum. Caso você não consiga e precise usar as mãos, braços, joelhos ou pernas, então você perde 1 ponto.  Também não é permitido apoiar o cotovelo ou a mão no seu joelho. Se você perder brevemente o equilíbrio, mas resistir e não se apoiar em nada, então você perde apenas meio ponto.


3. Agora levante-se devagar. Nesta etapa, também não é permitido usar os braços, mãos, joelhos ou cotovelos. A medida que você se levanta, apenas os seus pés podem seguir tocando o chão. Para cada apoio não permitido, você perde um ponto.


4. Feito! Ao ficar de pé outra vez, você encerra o teste. Agora resta apenas contar os pontos. 


Durante o teste, se for difícil executar o exercício e, ao mesmo tempo, contar os pontos, peça para alguém te observar e fazer isso por você. Reduza os pontos de acordo com estas instruções:


Para avaliar os resultados, use esta escala:


Vale lembrar que este teste não é válido para todos. Pessoas com determinadas doenças ou limitações não conseguirão executar esta tarefa, mesmo que estejam em razoável forma física. Infelizmente, não existe um único método que possa ser usado por todos, sem exceções. Mas o Teste de Sentar-Levantar (TSL) é uma maneira bastante universal de avaliar a maior parte da população. 
Para aqueles que tem mais de 50 anos, se enquadrar na categoria "bom" já é considerado um excelente resultado. No caso dos mais jovens, o ideal é que se esforcem para chegar um pouco mais longe. Vale a pena se exercitar e melhorar a sua força muscular e seu equilíbrio. Para cada ponto a mais na escala, sua expectativa de vida cresce em até 21%. Então, se você marcou menos de 8 pontos, aproveite para mudar seus hábitos!

Fonte- Não Acredito!

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