sábado, 26 de outubro de 2013


Um dos mais tradicionais doces, facilmente encontrado em bandejas no mercado, é o manju assado (Yaki manju), um bolinho recheado com doce de feijão azuki (receita do post anterior), no qual geralmente se faz desenhos de flor antes de assá-los.
Aproveite e faça o seu também.

Para fazer o doce de feijão:

  • 300 gramas de feijão azuki (encontrado em casas de produtos japoneses);
  • 1 e 1/2 copo de açúcar cristal;
  • 1 pitada de sal

modo de preparo

Doce de feijão

Primeiro é preciso lavar o feijão e deixá-lo um bom tempo de molho. Em seguida, cozinhá-lo na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos, igual ao feijão comum.
Depois de cozido, bata todo o feijão no liquidificador e com um pano tire o líquido da massa que, em seguida, deve ser levada ao fogo com o açúcar e o sal.
Em poucos minutos está pronto o doce, que costuma ser enrolado em pequenas bolinhas.
No Japão ele é chamado anko, que significa doce de feijão. Ele serve de base para os doces tradicionais japoneses. O mais famoso deles é o manju, um doce tipicamente oriental que os brasileiros adoram.

Massa

500 g de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de margarina
água morna
Modo de fazer
Bata os ovos. Acrescente o açúcar e a margarina e misture bem. Coloque os demais ingredientes. Adicione água morna até obter uma massa não muito dura. Faça bolinhas e recheie com a bolinha de anko (doce de feijão), fechando bem. Coloque-os numa assadeira untada. Pincele-os com gema de ovo e manteiga para ficarem douradinhos.
Dica: antes de pincelar os manjus, faça desenhos em cada bolinho com as forminhas compradas em casas japonesas. Eles ficarão iguaizinhos aos vendidos.
Sayonara!

2 comentários:

  1. obrigada pela dica das forminhas...ficava sempre na duvida de como conseguiam esse efeito desenhado..em outros sites falam pra fazer com palito de dente...jamais fica igual!!!kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia...
      Conseguiu fazer? Acho que forminhas de bolachinhas dá pra modelar também, né?!
      Espero que tenha conseguido e volte para nos contar...

      Beijo*

      Excluir

Categorias

Artigos mais visualizados

Seguir por Email

Facebook

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Contato

encontreipravc@gmail.com

Visualizações