sábado, 26 de outubro de 2013


Hanami é a festa da cerejeira em flor. Quando  os japoneses saem de suas residências para acharem um lugarzinho nos parques, onde estendem suas toalhas no chão e fazem belos piqueniques debaixo das cerejeiras. Ali almoçam vagarosamente, curtindo cada minuto daquela paisagem linda. È como se o tempo parasse nesse instante, enquanto as crianças brincam e almoçam. O dia passa rápido nos parques floridos, onde muitos fotografam e encontram os amigos.


 
 
Em vários parques são vendidas guloseimas e brinquedos, no período da noite, pois os jovens ficam até tarde da noite passeando e bebendo nos parques. As lanternas coloridas, acesas, dão um toque especial ao passeio romântico, e ao mesmo tempo melancólico
È interessante observar, e também procurar se adaptar à etiqueta japonesa: jamais jogar lixo ao chão se as lixeiras estivessem lotadas.  Também não se deve apanhar nenhum galhinho das cerejeiras, só porque alguém achou bonito, pois a quebra de um raminho pode prejudicar o galho inteiro, e consequentemente a árvore inteira. Isso é muito observando pelos japoneses.



Quanto à fotografia, esta é outra coisa muito respeitada, no Japão. Eles param pacientemente, enquanto você tira fotos. E se você pedir para um deles tirar uma foto da família inteira, eles o fazem com muito prazer. Procuram se concentrar e fotografar da melhor maneira possível. A beleza natural é tão fugaz, que eles fazem questão de registrar tudo, cada segundinho daquela temporada. E passam horas com suas câmeras, esperando pelo momento certo da queda de uma folha, ou de um vento mais forte, da melhor luz, etc. É admirável notar esta faceta sensível do povo japonês.

 

Vale à pena ficar apreciando, calada, as diversas árvores que apresentam flores de cores diferentes; desde o cor de rosa bem acentuado, aos brancos como a neve. Uma coloração de rosa-bebê muito linda, e também cores mais puxadas para o lilás. Há uma espécie lindíssima que parece um chorão, com flores rosas que caem ao chão, como numa cascata.
Emocionante também é caminhar pelas ruas, quando as pétalas também estão caindo das árvores, e observar aquele tapete de pétalas. E, se tiver sorte poder receber uma linda chuva de pétalas cor de rosa sobre o corpo parado, ao sopro de uma brisa suave.  Deixei que isso acontecesse diversas vezes comigo. .
Muitas vezes caminhei por aqueles caminhos cor de rosa para o meu trabalho. Apreciava toda aquela beleza deslumbrante enquanto me esquecia, por alguns segundos, tudo o que teria de enfrentar no novo serviço, entretida com aquele espetáculo da natureza, que durava aproximadamente duas semanas; um espetáculo de força da natureza, de imensa beleza.. Quando o vento batia recebíamos aquela linda chuva de pétalas cor de rosa, cor de Sakura, da belíssima flor-símbolo do país que anunciava ao mundo que a primavera tinha chegado.

Todos que moram no Japão há algum tempo já tiveram a oportunidade de vivenciar essa dádiva da natureza, e ver como é bom para o coração esse momento.

 







 Caminhada-as-duas-faces-de-uma-vida-no-Japão

2 comentários:

  1. maravilhoso este festival! pena não termos uma cultura tão bela assim aki no brasil! o povo japonês possui um incríval senso de beleza poética.. obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Pena que não tenha deixado seu nome.
    Me emociono cada vez que vejo e leio esse post, a saudade é imensa e a sensação de ver tudo aquilo de perto é indescritível.
    Volte sempre!
    Obrigada

    ResponderExcluir

Categorias

Artigos mais visualizados

Facebook

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Contato

encontreipravc@gmail.com

Visualizações

4Blogs
Linkicha
meuslinks.com - Agregador de Links com Conteúdo!
Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você
Tedioso: Os melhores links